sexta-feira, 19 de junho de 2009

Balanço da festa do Pinhão 2009


Por: AFC Custódio

Resultado da 17ª Sapecada da Canção Nativa
1º LUGAR - Milonga para cantar querência
Ritmo: Milonga
Letra: Sérgio Carvalho Pereira
Música: Cristian Camargo
Intérpretes: Lisandro Amaral / Luiz Marenco / Índio Ribeiro

2º LUGAR - Chora gaita véia
Ritmo: Rasguido-doble
Letra Mauro Moraes
Música: Mauro Moraes
Intérprete: Pirisca Grecco

3º LUGAR - Toada em voz de silêncio
Ritmo: Toada
Letra: Adriano Alves e Otávio Severo
Música: Raineri Sphor
Intérpretes: Raineri Spohr / André Teixeira

MELHOR TEMA SOBRE A REGIÃO SERRANA – Quando tomba um pinheiro
Ritmo: Milonga Canção
Letra: Milton César Hoff e Jucemar dos Anjos
Música: Juliano Moreira Ramos e Itacir Vieira da Silva
Intérprete: Itacir Vieira da Silva

MELHOR TEMA CAMPEIRO – Domingo de campanha
Ritmo: Xote
Letra: Alberto Ventura Neto
Música: Alberto Ventura Neto
Intérprete: Alberto Ventura Neto

MELHOR CONJUNTO VOCAL – Milonga para cantar querência
Ritmo: Milonga
Letra: Sérgio Carvalho Pereira
Música: Cristian Camargo
Intérprete: Lisandro Amaral / Luiz Marenco / Índio Ribeiro

MELHOR ARRANJO – Quatro cantos do planeta
Ritmo: Chacarera
Letra: Rodrigo Bauer
Música: Ângelo Franco
Intérprete: Shana Müller

MELHOR MELODIA – Milonga para cantar querência
Ritmo: Milonga
Letra: Sérgio Carvalho Pereira
Música: Cristian Camargo
Intérpretes: Lisandro Amaral / Luiz Marenco / Índio Ribeiro

MELHOR LETRA – Toada em voz de silêncio
Ritmo: Toada
Letra: Adriano Alves e Otávio Severo
Música: Raineri Sphor
Intérpretes: Raineri Spohr / André Teixeira

MELHOR INSTRUMENTISTA – Rodrigo Maia ( Em Quatro cantos do planeta)
MELHOR INTÉRPRETE – Pirisca Grecco (Em Chora gaita véia)

MÚSICA MAIS POPULAR – Domingo de campanha
Ritmo: Xote
Letra: Alberto Ventura Neto
Música: Alberto Ventura Neto
Intérprete: Alberto Ventura Neto

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Para pensar!


Por: AFC Custódio

WILSON VAN-DEL – Deputado:
(catarinense)


"Alguma coisa deve ser feita para terminar com a discriminação dos três
Estados do Sul. Por exemplo, Santa Catarina é o 6º Estado em arrecadação e o
16º Estado no retorno dos recursos aqui captados, e isto é injusto".


RICALDO MACARI – Deputado:
(catarinense)


"A separação já era para ter acontecido há mais de um século. Hoje não
apenas a região sul, mas as demais regiões brasileiras também estariam
experimentando um patamar de desenvolvimento bem mais elevado".


ADILCIO CADORIN – Advogado e escritor
(catarinense)

"Produzimos quase um terço do PIB nacional. Somos responsáveis pela produção
de 60% dos grãos do País. Trata-se, pois, de um grande paradoxo: quem mais
produz e quem mais trabalha é que é mais penalizado... Portanto, não nos
imputem responsabilidades pelo que doravante vier acontecer. Somos
conseqüências de cujas causas não podemos ser responsabilizados... Não
existe no Mundo instituição democrática que não reconheça este preceito. A
história do princípio de autodeterminação dos povos é a própria história da
formação das nações democráticas deste planeta... Somos um Movimento que tem
como escopo e instrumento, o exercício da democracia, obrando dentro da
legalidade".*


* 2º Congresso Separatista – Laguna – 1992. (Cadorin foi o criador do slogan
"O SUL É O EU PAÍS")


HÉLIO RIBAS MICHELETTO – Jornalista
(catarinense)


"É estarrecedor quando autoridades evocam a Constituição e a própria lei
para tentar coibir legítimas manifestações democráticas contrárias a um
governo centralista que não corresponde às aspirações nacionais. Crimes
inafiançáveis e imprescritíveis são, os que vem sendo cometidos solerte e
impunemente, contra o patrimônio público, pelos zelosos da guarda
constitucional, das leis e das instituições democráticas".*


*- "Bandeiras Separatistas". Estado do Paraná. 1993.

CELSO DORVALINO DEUCHER – Jornalista
(catarinense)


"Algum dia, não muito longe, outras gerações vão olhar para os que negam o
Direito de Autodeterminação ao Povo Sul Brasileiro, como nós olhamos os
anti-sufragistas do passado. Eles os chamarão de ridículos e
antidemocráticos".



GILMAR KNAESEL – Deputado
(Catarinense)


"O mandonismo brutalizado impera nos compartimentos refrigerados de Brasília
e de seus satélites fincados em nossos rincões estaduais... A Confederação
valoriza os pequenos Estados, sem diminuir a importância dos ricos".


PAULO BERNARDO – Ministro do Planejamento - Deputado Federal (PT-PR)

"O Sul fica com o menor índice de investimentos: 9,22% do total, contra
31,02% do Nordeste; 36,27% do Sudeste; 11,64% do Centro-Oeste e 11,85% do
Norte... O Paraná foi bastante sacrificado... Outro fator que aumenta a
distorção na distribuição de recursos para as regiões neste ano (1995) é dos
fundos constitucionais, que só existem para o Norte, Nordeste e
Centro-Oeste... Já tentamos várias vezes estabelecer a distribuição
considerando a população e a renda per capita. O governo não aceita, porque
certamente prefere manter as disparidades atuais".



Fernando Henrique Cardoso:
“Essa coisa de ser brasileiro é quase uma obrigação.”

ANDRONICO PEREIRA FILHO – Deputado
(catarinense)


“Primeiro sou a favor do Movimento ‘O Sul é o Meu País’. Se não for possível
viabilizar este projeto, como opção sou favorável a instituir uma
Confederação de Estados Brasileiros”.*


* - Jornal do Movimento – Maio/1993

terça-feira, 9 de junho de 2009

Oktoberfest Blumenau - RESPOSTA


Por: AFC Custódio

Fora enviado aos organizadores da Oktoberfest - Blumenau, a nossa matéria referente a música eletrônica publicado no dia 07 de Junho de 2009, o R.I.P. OKTOBERFEST BLUMENAU. Recebemos um e-mail em resposta na qual iremos publicar para que assim todos tenham acesso a ela, grato ao Norberto Mette, Presidente do Parque Vila Germânica pela atenção, e segue abaixo sem alterações:

"Caro (...)



Sua preocupação com a qualidade cultural da Oktoberfest é altamente bem vinda e elogiavel.

Precisamos informar-lhe que a partir de 2005 retomamos o projeto original da festa, reposicionando a festa no mercado turístico nacional, fazendo modificações importantes quanto à preservação cultural. Revitalização da gastronomia, que estava em franca decadência, obrigatoriedade de 90% de musica alemã, tematização dos desfiles, intensificação da programação de grupos folclóricos, inclusive de outras regiões alemãs do país, liberação do ingresso para quem usa traje típico, pavilhão cultural, biergarten, cervejas artesanais, novas bandas alemãs, etc., etc.,

Ainda, a principal modificação, foi passar a "vender" nossa festa como a "Maior festa alemã da América", deixando de lado os rótulos como maior festa da cerveja, segunda maior festa da cervaja do mundo, segunda maior oktoberfest, e outros tanbtos chavões que transformaram nossa festa, durante um bom período, numa "festa de bêbados".

A nossa festa hoje tem um público qualificado, com bons índices de consumo, baixissimos índices de ocorrências policiais, e, sobretudo, um excelente índice de crescimento que foi alcançado graças às modificações realizadas.



Assim, ninguém mais do que nós tem preocupação quanto à qualidade, característica germânica e preservação cultural. Sabemos que isso é fundamental em termos de marketing e para que não enganemos nossos clientes.



Sua visão quanto à introdução de musica mecânica infelizmente está equivocada. Não se trata de "rave" nem "tunts tunts", que aliás é coisa muito chula.

Os DJ,s alemães que estarão em dois dias da semana e apenas em um pavilhão são artistas de alto nivel da moderna música alemã eletrônica e que certamente `trarão à festa um novo espaço, moderno, da Alemanha contemporânea, conquistando um novo público, que atualmente não vem à festa porque não gosta da musica tradicional.



O setor 3 oferecerá, nestes dias, uma proposta diferente, com cenografia, iluminação e alta qualidade musical. Não se maculará a imagem de festa alemã.

Apenas estamos, como temos feito, nos últimos 4 anos, melhorando a festa a cada edição.



Tenho certeza de que se você vier gostará do que vai ver e concluirá que festa alemã não se pode limitar apenas às musicas trazidas pelos imigrantes.



Um abraço



Norberto Mette

Presidente do Parque Vila Germânica



Em tempo: ajude a divulgar a maior festa alemã da América. Publique nossa resposta em seu blog.

Obrigado."

domingo, 7 de junho de 2009

R.I.P. Oktoberfest Blumenau


Por: AFC Custódio

A Oktoberfest em Blumenau, Santa Catharina, é mais que uma festa, é um grito cultural barriga-verde,
onde lembramos uma das maiores descendencias do estado, a Alemã. Um evento que talvez seja o mais famoso do estado,
a maior festa alemã das américas, e definitivamente o maior do chopp no país. No entanto, seus organizadores estão se esquecendo
de seu significado , cultura, algo para divulgar, e concerva-la, e hoje estao querendo expressa-las com DJ's e músicas eletronicas,
fugindo da origem do festival, denegrindo nossa imagem e invalidando nossa identidade, qual será o proximo passo? Ivete Sangalo? Troquemos
o chopp pelo ecstasy!
Nada contra esse tipo de música e seus admiradores, mas tudo tem sua hora e seu lugar, eventos em nosso estado devem tirar as tendencias
da mídia que sempre expoe culturas do eixo Rio-SP e seguir as nossas, festa do pinhao por exemplo, era para ser um festival de música nativista,
hoje tem shows de NXzero, e duplas sertanejas, faz parecer que somos ou muito manipulados pela mídia ou temos um complexo de inferioridade
para com a cultura deles, em todo caso estão relacionadas. Nossa cultura quem deve dar valor somos nós, se nao o fizermos ninguem fará isso
pelo nosso povo, pelo amor de Deus, abram os olhos, "tunts tunts" na Oktober não! Façam dela um evento cultural e não tendencias de moda a seguir!

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Torcida Barriga Verde


Por: AFC Custódio

- Como bom catharinense que sou, busco sempre valorizar tudo aquilo produzido em minha terra, não procurando fora do estado coisas que o meu oferece, infelizmente nem todos pensam como eu, no futebol por exemplo eu torço a favor de todos os times de santa Catharina porem tenho meu favorito, é claro, mas me sinto envergonhado ao testemunhar conterrâneos torcendo, comprando produtos, priorizando gre-nal e times do eixo, enfraquecendo assim o futebol local, fortalecendo os rivais. Oras, comprando produtos e dando audiência mesmo que seja na TV a esses clubes (times recebem um valor proporcional a audiencia dos jogos transmitidos), o dinheiro não terá retorno algum em Santa Catharina pelo contrario só nos prejudica tirando capital daqui e investindo onde menos precisa de investimento, em um esporte onde as grandes massas fazem a diferença a nossa se volta contra nós mesmos, alguns dizem “ah torcer pra time da capital” com tom de desdenho, pois bem, o futebol de SC nao se resume em capital temos grandes times fora de florianópolis, e mesmo assim torce pra time de uma capital de qualquer forma, porem capital do RS, PR, SP, RJ, MG e por ai vai, outros argumentam que o futebol local é fraco, sim, de fato não possui o poder econômico dos outros mas o que este individuo fez para ajudar? Fraco graças ao cidadão que não nos da valor, aquele que ainda acha bonito usar camisas de times de fora nas ruas, assumindo sua falta de identidade com a própria terra, que prefere torcer para aquele de fora, então, ensina os filhos a continuar valorizando times "haoles", os mesmos que se formam e um dia viram grandes empresários, e quem eles irão patrocinar? Temos grandes empresas no estado, porem as mesmas pouquíssimas vezes alguma coisa fazem por aqui... recentemente a Perdigão (BR FOOD) assinou um contrato de 18 milhões com o Corinthians-SP, vergonhoso... temos malharias infinitas em nosso território, bato palmas a Hering que estava com um trabalho junto ao Metropolitano de Blumenau, a marca comparada as grandes do mercado não tem muita visibilidade, porem muitos times de SC trabalham com material esportivo de grandes marcas sem ganhar nenhum retorno, só ganham o uniforme em troca de usar o logo da empresa em seu manto, enquanto somos explorados por empresas de fora, as nossas pagam os times de La... Muitos conterraneos meus crescem vendo o jogos sentado no sofá gritando para uma televisão reclamando do Galvão Bueno... ta cansado do Galvão? Vá ao estádio, pois La ele não narra a partida. Quem faz a diferença somos nós! Mude para melhor.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Santa Catharina no Orkut

Por: Mateus

De uns tempos pra cá o Orkut vem se modernizando. Quer se repaginar, se por assim dizer. Criando aplicativos um tanto quanto exóticos, como o bodypokke, um suposto "The Sims", uma simulação mal feita do cotidiano. Mas um deles me chamou a atenção nos últimos dias. Um aplicativo chamado sou catarinense. Ele mede a "população no orkut", e tem em todos os estados.
Ao adicionar, você se torna mais um membro do seu estado(no caso, SC). E para minha surpresa estamos em terceiro lugar, nafrente de estados populosos como Bahia e Rio de Janeiro. Vale a pena conferir.
Mostre que tu es mais um apaixonado por este estado:
http://www.orkut.com.br/Main#Application.aspx?appId=156483670158

Santa Catharina & Meio Ambiente


Por: AFC Custódio

- Todos nós estamos acompanhando a polêmica criada a respeito do novo código ambiental de Santa Catharina, e com tudo isso, independente do novo código ser ou não "correto" de acordo com a opinião pública, vemos a intervenção do governo federal no caso, afinal, onde está o federalismo? Onde temos direito de escolhermos o melhor para nós e não acatar aquilo que Brasília escolhe por nós, temos voz, temos opinião e direito de escolha, o federalismo na teoria nos permite ter essa autonomia, quem sabe o melhor para nós? Brasília ou nós mesmos?
O que os políticos não entendem é que leis não são nada sem um agente fiscalizador eficiente, leis ambientais no Brasil são piada, em um estado como o nosso não funcionaria leis para proteção do verde se nao existe um controle migratório, nosso estado recebe diariamente mais pessoas do que podemos suportar, acarretando no crescimento desordenado das cidades, invasões, sem o menor estudo do solo o imigrante constroi sua casa em qualquer lugar derrubando qualquer verde, e depois? Veja as enchentes no final do ano passado (2008) no Vale do Itajaí, o solo sem as árvores para firma-los ficou solto, e a água levou tudo abaixo, o problema não está somente naquilo que a televisão fala, o falso federalismo consome nosso povo oprimindo nosso direito de decisão. Perguntem ao Lula o que é uma FEDERAÇÃO!

Pedro Raymundo


Por: AFC Custódio

-Nascido no dia 29/06/1906, no munincipio de Imaruí-SC, Pedro Raymundo fora talvez o maior de todos os gaiteiros que a música nativista ja conheceu, lançou vários discos de sucessos nas rádios de todo o país, Pedro fora o primeiro musico a se caracterizar com trajes típicos gaúchos, o mesmo influenciou o pernambucano Luiz Gonzaga a adotar o chapéu de couro e o gibão. Conquistou a admiração de milhares de brasileiros dentre eles, ilustres como Getúlio Vargas, João Goulart e Leonel Brizola, gravou 2 filmes, Uma Luz na Estrada (1949) e Nobreza Gaúcha (1958). Mais tarde, esse ilustre Barriga Verde foi esquecido pela midia nacional, falecendo em 09/07/1973, e hoje caindo no esquecimento, deste grande músico só resta a lembrança naqueles que viveram Pedro Raymundo, como este herói da gaita viveu para nós.
De presente divulgo este especial para a TV Carris.Raridade: Pedro Raymundo no filme Nobreza Gaúcha, de 1958. Não há cópias comerciais deste filme e esse é o primeiro trecho disponível na internet. Ex-condutor de bondes da Companhia Carris Porto-Alegrense, o gaiteiro Pedro Raymundo foi o primeiro artista a fazer sucesso nacional vestido como um gaúcho típico. Seu maior sucesso é o xote "Adeus, Mariana", de 1943. Um dos astros da Rádio Nacional, inspirou Luiz Gonzaga a apresentar-se caracterizado como nordestino. Nesta cena, Pedro Raymundo interpreta a Canção do Tropeiro. Em 2006, celebrou-se o centenário de seu nascimento. Para homenageá-lo, a Companhia Carris (www.carris.com.br) realizou uma exposição no Mercado Público de Porto Alegre, por onde circulam diariamente 100 mil pessoas.
senha: nativista
Mais conteúdos: www.pedroraymundo.com.br

quinta-feira, 14 de maio de 2009

O Barriga-Verde




Por: Equipe O Barriga-Verde


-Barriga-Verde ou Catharinense, é o nome que usa-se para identificar os nascidos na região onde se encontra o estado de Santa Catharina, uma das unidades federativas do Brasil, seu territorio é de aproximadamente 95,4 mil km² e população de 5.866.487 (estimativa de 2005 pelo IBGE), localiza-se na região sul do país e sua capital denominada Florianópolis (Desterro).

O termo Barriga Verde é de origem desconhecida, pois pela falta de documentações historicas várias teorias, historias, e boatos. Dentre eles citarei alguns.
"Os soldados catarinenses que usavam essa faixa destacaram-se na guerra contra o ditador Artigas do Uruguai, por sua valentia e pela destreza no domínio das armas. Formaram um lendário agrupamento e a expressáo passou a identificar o gentilico nascido no Estado de Santa Catarina."
"Durante a campanha do Paraguai o Batalhão de Voluntários da Pátria organizado na Província da atual Santa Catarina recebeu a missão de resgatar a bandeira imperial de posse dos paraguaios. De todos que lutaram somente um soldado retornou gravemente ferido ao acampamento brasileiro.Veio a falecer pouco depois. Quando tiraram suas roupas para enterrá-lo observaram a bandeira envolta na sua barriga, por debaixo da farda. Missão cumprida! Daí a alcunha barriga verde. "
Outros tantos que levariam dias para escrever, que citam o contingente catarinense na guerra dos farrapos, a resistencia contra Floriano Peixoto, mas enfim, independente da origem ou do significado do termo, ele é assumido com orgulho pelos catarinenses. O Palácio Barriga Verde é sede do assembléia legislativa de Santa Catarina, casa parlamentar de 40 deputados. Várias casas comerciais, escolas, equipes esportivas, grupos de comunicação, associações não governamentais, entidades filantrópicas e inúmeras outras citações mantêm vivo o termo Barriga Verde.
A finalidade deste Blog é tratar de assuntos de interesse de nosso povo, política, esportes, cultura dentre outros assuntos diversos que fazem parte do dia a dia de um legitimo Barriga Verde.