Mostrando postagens com marcador Política. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Política. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Nosso Voto Vale Menos


Por: AFC Custódio

REGIÃO SUL

ELEITORADO:19.253.565
NUMERO DE SENADORES:9
NUMEROS DE DEPUTADOS FEDERAIS:77
QUANTIDADE DE VOTOS PARA SE ELEGER UM DEPUTADO FEDERAL:250.046
QUANTIDADE DE VOTOS PARA SE ELEGER UM SENADOR:2.139.285

REGIÃO NORDESTE

ELEITORADO:34.377.377
NUMERO DE SENADORES:27
NUMEROS DE DEPUTADOS FEDERAIS:151
QUANTIDADE DE VOTOS PARA SE ELEGER UM DEPUTADO FEDERAL:227.664
QUANTIDADE DE VOTOS PARA SE ELEGER UM SENADOR:1.273.236

segue:
http://www.tre-sc.gov.br/site/noticias/news/noticia/arquivo/2008/janeiro/artigos/numero-de-eleitores-supera-os-127-milhoes/index.html

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

O Opressor Hino de Santa Catharina


Por: AFC Custódio

- O Hino de Santa Catarina, símbolo maior musical do Estado, é muito belo cantado coletivamente, o problema é achar o coletivo, uma vez que seu povo não sabe cantá-lo, em comemorações oficiais o que vemos é o silencio por parte dos participantes e somente o som do aparelho... Poucos conhecem e se arriscam a cantar.

- O problema não é somente que a escola não o ensina, afinal, só se aprende algo que seja de interesse da pessoa, aprender forçado ninguém aprende, e um hino como o do nosso estado é quase impossível de se ensinar, pois não vejo ali algo que identifique ele como Barriga-Verde.

-Com um país que só vem nos explorando e nos calando em nossas manifestações (República Catharinense, Contestado, Floriano Peixoto, Novembrada, Revolta Federalista, dentre tantas) olha o que o hino vem dizer disso tudo:

"Com festas e flores o trono esmagou."

- O trono esmagou? O trono nos esmagou, nos esmaga e continuará assim! Um estado tão belo como o nosso, não merece o hino que tem, o estado pioneiro do sul, com uma historia tão linda e nosso hino apenas abolicionista, abolição aquela que na guerra dos farrapos éramos a favor e o "trono" contra... Depois, para se redimirem, nos castigaram com esta musica abolicionista que nem sequer cita o nome de Santa Catharina.

- O que mais me intriga é que de fato os seus criadores nem sequer Barrigas-Verde não eram. E essa vergonha já perdura mais de cem anos. Melhor vale dizer que o Estado ainda não possui hino oficial! Teoricamente, os hinos dos estados deveriam ter a mesma função dos nacionais, comemorar a comunidade dos cidadãos, que formam uma nação (aglomerado de pessoas com cultura semelhante, idioma, linguagem e etc.).

- Não te esqueça Catharinense, que uma parte deste hino nos descreve, a única que me identifico:

"É cada homem um bravo,
“Cada bravo um cidadão.


- Não te cale diante um regime cultural opressor... Nosso estado tem sido humilhado de forma brutal e vejo poucos agindo... Levanta-te Catharina! Levanta-te!

sábado, 10 de outubro de 2009

Comprando O Que É Nosso!


Por: Israel Silvy

Olá amigos!

Hoje vou falar para vocês de um hábito que tenho e cultivo a muito tempo. Trata-se do hábito de comprar, ou pelo menos buscar, sempre a compra dos produtos Catarinenses em primeiro lugar. Seja no mercadinho da esquina ou no supermercado, seja na farmácia ou numa loja de cosméticos, procuro sempre o que é catarinense para depois então comprar o que vem de fora.

Comprar nossos produtos não é só uma questão de orgulho, muito mais que isso é garantir que tenhamos marcas fortes, assim gerando emprego e renda forte para o nosso estado.

As empresas que vem de fora em geral tendem a trazer gente de fora ou contratar seus conterrâneos em detrimento aos trabalhadores locais. Prova disso tenho de uma empresa que (que não posso citar o nome) trabalha no setor Imobiliário e da qual ouvi da boca de um funcionário que dão muito mais preferência para gente de fora porque o “manézinho” é PREGUIÇOSO e não sabe ganhar dinheiro. IXTEPORES .....

Me orgulha muito a cada vez que eu saio de Santa Catarina e me deparo com nossos produtos muito bem apresentados em outros lugares, principalmente na parte alimentícia. Seara, Sadia, Perdigão, Bung e Macedo pra citar as grandes empresas alimentícias. No vestuário podemos citar Hering com seus 128 anos de história e Malwee. Em tubos e conexões temos a Tigre. Nas cerâmicas a Eliane. Na informática Poligraph, Dualline, LLog e Boreste.

Bom, para ajudar a todos a conhecerem melhor nossa marcas deixo o link abaixo onde tem várias outras entre as já citadas.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Empresas_de_Santa_Catarina


CATARIENSE COM ORGULHO.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Federalismo?


Por: AFC Custódio

Hoje, apenas em poucas palavras vou resumir o federalismo brasileiro... um resumo que irá doer no peito do verdadeiro barriga-verde:

3.455.001.828R$ destinados a SC pelo governo federal em 2008
13.447.082.190R$ Arrecadado pelo estado em 2008.

No entanto, o estado da Paraiba no mesmo ano arrecadou e enviou ao governo federal 1.202.234.144 e recebeu em investimentos 11.733.016.179 de reais!

Federalismo?!?!? ONDE?

http://www.receita.fazenda.gov.br/publico/arre/2008/PorEstado/ArrecadacaoUFJan-Dez08.xls


http://www.portaldatransparencia.gov.br/PortalTransparenciaListaCidades.asp?Exercicio=2008&SelecaoUF=0&SiglaUF=SC

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Os Haoles



Por: Israel Silvy

“Os antigos havaianos se preparavam pras cerimônias religiosas com rituais de profunda respiração. Mas como os colonizadores americanos e europeus, que começaram a impregnar o arquipélago, a partir do século 19, pouco se lixavam pra algo tão profundamente importante pros nativos, os havaianos os batizaram de haoles. Ha é respirar e ole é não. Haole, aquele que não respira.”


Esta palavra é muito utilizada pelos surfistas e também podemos usa-lá pra quem “não é nativo da região”.
Bem mais afinal, os “HAOLES” são ou não um problema para o desenvolvimento das cidades?
Bom, como não sou nenhum viajante e ainda tenho muitas cidades Catarinenses que eu preciso conhecer, vou me ater a falar somente da região da grande Floripa que é onde moro e onde sinto na pele os problemas da migração desordenada. Também não vou me prender a números, nem a respostas que se pode encontrar em qualquer pesquisa de internet. Vou falar o que vejo e sinto de verdade.
Bem, se formos falar historicamente teremos que agradecer aos migrantes e imigrantes que vieram a fundar as cidades aqui hoje estabelecidas, tendo é claro Dias Velhos fica como o exemplo principal. Agora só por causa disso temos que achar bom cada “tipinho” que vem pra cá? Claro que não. Se cada dia chegam mais ou menos 20 famílias de fora querendo se estabelecer aqui imagine daqui uns 10 anos como ficará nossa região? Dessas famílias, 10 mais ou menos (acredito eu) chegam aqui com emprego e dinheiro no bolso procurando qualidade de vida, mais e as outras 10 que chegam achando que Florianópolis é a “cidade da esperança”? Quebram a cara e vão morar na favela aumentando os bolsões de pobreza.
Então, se pra você leitor estou sendo “xenófobo”, desculpe mais cuidar do que é meu é um dever. Pensar no futuro das minhas crianças, pensar nas praias que eu freqüento e que podem um dia vir a ser “infrequentáveis” isso é minha obrigação.
Quantas vezes você já ouviu aquela frase “quando eu era pequeno dava pra tomar banho em tal lugar” ou “quando eu era pequeno dava pra sair na rua sem ter medo”. Pois é, se essas pessoas tivessem sido “xenófobo” talvez suas praias, seus rios, suas praças, suas ruas ainda seriam como quando elas eram pequenas. Floripa e também SANTA CATARINA são belas por natureza, mais NÃO auto-sustentáveis.
Ai você deve se perguntar, o que podemos fazer? Bom juridicamente NADA, ninguém vai, nem pode criar uma lei que proíba a circulação dos brasileiros em território nacional, na realidade pouco nos resta a fazer a não ser reclamar de tudo isso em algum blog como estou eu fazendo aqui, ou então sendo ignorante com o “Haoles” como acontece com alguns povos, o que não me atrevo a insinuar.
Bom, sei - lá. A migração me deu amigos fantásticos tenho que admitir, mais hoje se pudesse cobrava imposto para quem viesse de fora, porque se algo não for feito a cenas vistas em São Paulo, Rio de Janeiro serão parte do nosso cotidiano.
Crescimento desordenado, migração sem controle, é triste olhar para trás e ver o que nossa capital era, e no que está se transformando, hoje com trafico de drogas, traficantes, morros, me recordo de um fato recente de um jovem rapaz de fora que covardemente matou um cusco de rua a pauladas, lembro também de bandeiras brancas hasteadas nas favelas em sinal de paz entre bandidos para a chegada de um membro do PCC de São Paulo, se eu for citar todos os fatos que me vêem em mente não irei terminar hoje, o fato é que, se não mudarmos nossa atitude agora, amanha pode ser tarde demais, olho cidades como São Paulo e tenho medo de que a minha fique igual, Curitiba hoje tem mais gente de fora da cidade do que curitibano mesmo... É triste...
Eleições de 2010 estão chegando, prestem atenção nos discursos dos candidatos a governador, senador, deputados, vote naqueles que amam nossa terra e lutam por uma Santa Catharina para os Catharinenses.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

A novembrada


Por: Israel Silvy

Já faz anos que meu tio conta de maneira besta e depreciativa, uma vez que estava no centro da cidade e com ele estava uma multidão, só lembra que cantava “O povo unido jamais será vencido”, quando derrepente a PM disperçou a todos de maneira violenta. Daí conta ele que “O povo unido se desuniu pra correr”.

Mau sabe o “tanso” que participava de um dos acontecimentos mais significativos da história catarinense, A Novembrada.

Era 30 de Novembro de 1979, o então ditador João Figueiredo visitava Florianópolis para a inauguração de uma placa em Homenagem a Floriano Peixoto. O clima era muito hostil ao General Figueiredo embora seus aliados Jorge Bornhausen e Espiridião Amim tentassem fazer de tudo para parecer o contrário. Depois de sair do Palácio Cruz e Souza dirigiu-se até o “senadinho” e pelo caminho foi muito hostilizado, então dispôs-se a debater com a multidão. Já na praça XV de Novembro, foi recebido por uma manifestação de cerca de 4 mil estudantes. A manifestação então foi retalhada pela Policia resultando em muita confusão e com a prisão de 7 estudantes. Nos dias seguintes ouve muitas manifestações protestando essas prisões.

Um dos fatos curiosos é que umas da musicas de protesto dizia, “1 2 3 4 5 mil, queremos que o Figueiredo vá pra ...”, segundo conta alguns historiadores, esse corinho tinha sido puxado por torcedores Avaianos em alusão ao corinho contra o “Figueira”. O fato é que o coro foi cantado e que João Figueiredo não gostou nem um pouco.

Para saber mais: Compre a Revista História Catarina, edição n°9 A Novembrada.

Também pode se dar uma passada no http://pt.wikipedia.org/wiki/Novembrada, lembrando que esse site muitas vezes não tem os fatos bem colocados.

ORGULHO EM SER CATARINENSE.

sábado, 15 de agosto de 2009

Florianópolis Homenagem ou Humilhaçao?


Por: AFC Custódio

Em 1891, quando o marechal Deodoro da Fonseca, por influência da Revolta da Armada,
renunciou à presidência da recém-instituída república, o vice-presidente Floriano Peixoto assumiu o poder, mas não convocou eleições após isso, contrariando o prescrito na Constituição promulgada neste mesmo ano, fato que gerou duas revoltas: a 2ª Revolta da Armada (originária da Marinha, no Rio) e a Revolução Federalista (patrocinada por fazendeiros gaúchos). As duas insurreições chegaram ao Desterro com o apoio dos catarinenses, entre os quais esteve Elesbão Pinto da Luz. Entretanto, Floriano Peixoto conteve-as ao aprisionar seus líderes e, com isso, restaram no domínio da cidade tão-somente simpatizantes do presidente, que, em sua homenagem, deram à capital a denominação de Florianópolis, ou seja, "cidade de Floriano".Centenas de catarinenses foram enforcados e fuzilados sumariamente na Ilha de Anhatomirim, durante a revolução federalista, entre 1893 e 1894, mostrando assim um governo totalmente genocida e anti-democratico.
No dia 1º de outubro de 1894, Nossa Senhora do Desterro passou a se chamar Florianópolis, 100 anos mais tarde, em 1994, fizeram o "julgamento" na UFSC, se o nome atual era homenagem ou humilhação. Teve todo um julgamento montado, advogado de defesa, acusação, etc.
Um júri sorteado, se me lembro bem contava com Amin, Rodrigo de Haro,
Peninha (do Museu Universitário), uma professora e um estudante. A votação foi UNÂNIME de que "Florianópolis" era uma humilhação.
Mas depois disso... nada aconteceu... a poeira baixou... mas a "homenagem" continua ai... o povo continua calado e aceitando um nome que fora tao ofencivo aos nossos avós e bisavós!
Não me impressiona saber que em um país como o Brasil grandes monstros como este serem titulados como heróis, temos ainda o grande heroi nacional Duque de Caxias, que dizimou a população do paraguay em guerra dando ordens de fuzilamento a crianças paraguaias, nao sobrando nem 90% da populaçao masculina viva pós guerra, falar de Hitler que perdeu a guerra é facil... falar dos "Hitleres" como Duque De Caxias e Floriano Peixoto que venceram as suas ninguem quer falar...

"A ignorância ou esquecimento da injúria não livra ninguém da condição de injuriado"

terça-feira, 21 de julho de 2009

SC recebe prêmio pelo uso inovador de Tecnologia da Informação


Por: AFC Custódio

"O governador Luiz Henrique recebeu nesta quinta-feira (25/06), das mãos do coordenador do Consult, Hugo Hoeschl, e do presidente do Ciasc, Dijalma de Amorim, o prêmio de Estado Inovador no uso de Tecnologias da Informação e Comunicação em Governo Eletrônico (e-Gov) para gestão e transparência pública. O prêmio foi entregue aos representantes do Governo neste mês, durante o 15º Congresso de Inovação e Informática na Gestão Pública – Conip 2009, em São Paulo. A placa de premiação,
que veio inserida a frase “Ao governo do estado de Santa Catarina em
reconhecimento a excelência demonstrada em suas iniciativas de inovação
na gestão pública e desenvolvimento do segmento de Tecnologia da
Informação”, emocionou o governador. “Fico muito feliz em ver que o
nosso esforço em desenvolver a gestão tecnológica do Estado está sendo
reconhecido em nível nacional”, disseLuiz Henrique.

O coordenador do Conselho Consultivo Superior do Governo do Estado (Consult), Hugo Cesar Hoeschl, afirmou que o fato de ser um prêmio de natureza tecnológica reforça ainda mais a excelência de Santa Catarina. Segundo ele, o governador Luiz Henrique sempre foi um entusiasta do uso de novas tecnologias, e esse prêmio
promove ainda mais ânimo no Estado para continuar investindo em
tecnologias de ponta, ocasionando a aproximação constante entre o
Governo e o cidadão. Para o presidente do Centro de Informática e
Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc), Dijalma de Amorim, este é um reconhecimento de uma gestão produtiva da utilização do e-Gov no Governo de Santa Catarina. Também esteve presente no ato de entrega o secretário de Estado da Coordenação e Articulação, Valdir Cobalchini.

Maior evento de e-Gov da América Latina
O Conip é o principal fórum da América Latina de discussão e apresentação das
tendências e das mais importantes iniciativas de modernização do
serviço público nacional einternacional, com uso da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). As melhores práticas já implementadas ou por implementar são
apresentadas anualmente ao mercado pelas principais autoridades deTIC da administração pública e as maiores empresas produtoras de tecnologia."

Fonte: Secretaria de Estado de Comunicação



Visão do Blogger: Enfim algum reconhecimento pelo trabalho no Estado e colaboração de Santa Catharina no polo tecnologico do país, muito trabalho nosso e a falta de reconhecimento e investimentos do governo federal nos faz questionar o atual sistema FEDERALISTA, o que ele seria e será que esta sendo aplicado de maneira correta? Lembrando que a urna eletronica atual orgulho do país e exemplo a nível mundial, nos fez ser o primeiro país a eleger um presidente por um equipamento eletronico, mas esquecem de citar que o primeiro uso deste equipamento fora em Santa Catharina e o seu desenvolvimento tambem, nós fazemos, eles ficam com os creditos, abra o olho governador, muitos talentos estao sendo perdidos por falta de investimentos para os grandes polos como Sao Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e cia. Peça aquilo que é de nosso direito diante Brasília, nós estamos pagando para eles contratarem nossos talentos.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Para pensar!


Por: AFC Custódio

WILSON VAN-DEL – Deputado:
(catarinense)


"Alguma coisa deve ser feita para terminar com a discriminação dos três
Estados do Sul. Por exemplo, Santa Catarina é o 6º Estado em arrecadação e o
16º Estado no retorno dos recursos aqui captados, e isto é injusto".


RICALDO MACARI – Deputado:
(catarinense)


"A separação já era para ter acontecido há mais de um século. Hoje não
apenas a região sul, mas as demais regiões brasileiras também estariam
experimentando um patamar de desenvolvimento bem mais elevado".


ADILCIO CADORIN – Advogado e escritor
(catarinense)

"Produzimos quase um terço do PIB nacional. Somos responsáveis pela produção
de 60% dos grãos do País. Trata-se, pois, de um grande paradoxo: quem mais
produz e quem mais trabalha é que é mais penalizado... Portanto, não nos
imputem responsabilidades pelo que doravante vier acontecer. Somos
conseqüências de cujas causas não podemos ser responsabilizados... Não
existe no Mundo instituição democrática que não reconheça este preceito. A
história do princípio de autodeterminação dos povos é a própria história da
formação das nações democráticas deste planeta... Somos um Movimento que tem
como escopo e instrumento, o exercício da democracia, obrando dentro da
legalidade".*


* 2º Congresso Separatista – Laguna – 1992. (Cadorin foi o criador do slogan
"O SUL É O EU PAÍS")


HÉLIO RIBAS MICHELETTO – Jornalista
(catarinense)


"É estarrecedor quando autoridades evocam a Constituição e a própria lei
para tentar coibir legítimas manifestações democráticas contrárias a um
governo centralista que não corresponde às aspirações nacionais. Crimes
inafiançáveis e imprescritíveis são, os que vem sendo cometidos solerte e
impunemente, contra o patrimônio público, pelos zelosos da guarda
constitucional, das leis e das instituições democráticas".*


*- "Bandeiras Separatistas". Estado do Paraná. 1993.

CELSO DORVALINO DEUCHER – Jornalista
(catarinense)


"Algum dia, não muito longe, outras gerações vão olhar para os que negam o
Direito de Autodeterminação ao Povo Sul Brasileiro, como nós olhamos os
anti-sufragistas do passado. Eles os chamarão de ridículos e
antidemocráticos".



GILMAR KNAESEL – Deputado
(Catarinense)


"O mandonismo brutalizado impera nos compartimentos refrigerados de Brasília
e de seus satélites fincados em nossos rincões estaduais... A Confederação
valoriza os pequenos Estados, sem diminuir a importância dos ricos".


PAULO BERNARDO – Ministro do Planejamento - Deputado Federal (PT-PR)

"O Sul fica com o menor índice de investimentos: 9,22% do total, contra
31,02% do Nordeste; 36,27% do Sudeste; 11,64% do Centro-Oeste e 11,85% do
Norte... O Paraná foi bastante sacrificado... Outro fator que aumenta a
distorção na distribuição de recursos para as regiões neste ano (1995) é dos
fundos constitucionais, que só existem para o Norte, Nordeste e
Centro-Oeste... Já tentamos várias vezes estabelecer a distribuição
considerando a população e a renda per capita. O governo não aceita, porque
certamente prefere manter as disparidades atuais".



Fernando Henrique Cardoso:
“Essa coisa de ser brasileiro é quase uma obrigação.”

ANDRONICO PEREIRA FILHO – Deputado
(catarinense)


“Primeiro sou a favor do Movimento ‘O Sul é o Meu País’. Se não for possível
viabilizar este projeto, como opção sou favorável a instituir uma
Confederação de Estados Brasileiros”.*


* - Jornal do Movimento – Maio/1993

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Santa Catharina & Meio Ambiente


Por: AFC Custódio

- Todos nós estamos acompanhando a polêmica criada a respeito do novo código ambiental de Santa Catharina, e com tudo isso, independente do novo código ser ou não "correto" de acordo com a opinião pública, vemos a intervenção do governo federal no caso, afinal, onde está o federalismo? Onde temos direito de escolhermos o melhor para nós e não acatar aquilo que Brasília escolhe por nós, temos voz, temos opinião e direito de escolha, o federalismo na teoria nos permite ter essa autonomia, quem sabe o melhor para nós? Brasília ou nós mesmos?
O que os políticos não entendem é que leis não são nada sem um agente fiscalizador eficiente, leis ambientais no Brasil são piada, em um estado como o nosso não funcionaria leis para proteção do verde se nao existe um controle migratório, nosso estado recebe diariamente mais pessoas do que podemos suportar, acarretando no crescimento desordenado das cidades, invasões, sem o menor estudo do solo o imigrante constroi sua casa em qualquer lugar derrubando qualquer verde, e depois? Veja as enchentes no final do ano passado (2008) no Vale do Itajaí, o solo sem as árvores para firma-los ficou solto, e a água levou tudo abaixo, o problema não está somente naquilo que a televisão fala, o falso federalismo consome nosso povo oprimindo nosso direito de decisão. Perguntem ao Lula o que é uma FEDERAÇÃO!