
Por: Israel Silvy
A gente cresce, mais sempre tem aquelas lembranças felizes de fatos marcantes da época em que éramos pequenos. A que sempre me martelou a cabeça foi uma apresentação do Boi de Mamão. O vaqueiro laçando o boi, as maricótas dançando e fazendo todos se esquivarem de seus longos braços, os macacos, as cabrinhas, ursos branco e Preto e claro não poderia deixar de citar a Bernúncia. Muitos dizem que ela é a representação do “Bicho papão”. Se é não sei, só sei que ela me dava um medo danado, assim como hoje deixa as criancinhas tremendo de medo. Bom o tempo passou, e eu nunca mais tinha visto um grupo de boi se apresentado até que por acaso numa inauguração de uma loja, lá estava o Boi dançando. Parei na hora pra ver muito feliz principalmente porque minha filha estava junto comigo, podendo ver e sentir de perto a manifestação da cultura da nossa terra. O grupo era o “Alevanta meu boi” do Ingleses. Conversando com eles, constatei a triste noticia de que hoje contamos com pouquíssimos grupos de Boi de Mamão. Depois disso já levei crianças para assistirem suas apresentações 3 vezes e os trouxe na minha comunidade para fazerem uma apresentação também. Pretendo sempre que possível estar levando as crianças da minha família para ver as apresentações, porque sei da importância da cultura no desenvolvimento social de cada um de nós e também da importância da preservação da cultura local.
Deixo aqui um apelo a todos que lutem para preservar nossa cultura, não deixando morrer o que é nosso e nem deixando ser trocado por uma cultura alheia as nossas origens.
Deixarei abaixo links para que todos possam ficar por dentro do que é o Boi de Mamão:
Grupo Alevanta meu Boi, reportagem sobre o Boi de mamão:
Para o meu orgulho acabei por descobrir um link das músicas do grupo “Alivanta meu Boi” feito com fotos justamente da vez em que eu os levei na minha comunidade. www.youtube.com/watch?v=P16_v54vd3k&feature=related
Para conhecer o Boi de Mamão: http://www.manezinhodailha.com.br/subweb_portalboidemamao.htm
Saudade de ir nesse grupos folcloricos que cada vez mais somem =/
ResponderExcluir