segunda-feira, 19 de outubro de 2009

O Opressor Hino de Santa Catharina


Por: AFC Custódio

- O Hino de Santa Catarina, símbolo maior musical do Estado, é muito belo cantado coletivamente, o problema é achar o coletivo, uma vez que seu povo não sabe cantá-lo, em comemorações oficiais o que vemos é o silencio por parte dos participantes e somente o som do aparelho... Poucos conhecem e se arriscam a cantar.

- O problema não é somente que a escola não o ensina, afinal, só se aprende algo que seja de interesse da pessoa, aprender forçado ninguém aprende, e um hino como o do nosso estado é quase impossível de se ensinar, pois não vejo ali algo que identifique ele como Barriga-Verde.

-Com um país que só vem nos explorando e nos calando em nossas manifestações (República Catharinense, Contestado, Floriano Peixoto, Novembrada, Revolta Federalista, dentre tantas) olha o que o hino vem dizer disso tudo:

"Com festas e flores o trono esmagou."

- O trono esmagou? O trono nos esmagou, nos esmaga e continuará assim! Um estado tão belo como o nosso, não merece o hino que tem, o estado pioneiro do sul, com uma historia tão linda e nosso hino apenas abolicionista, abolição aquela que na guerra dos farrapos éramos a favor e o "trono" contra... Depois, para se redimirem, nos castigaram com esta musica abolicionista que nem sequer cita o nome de Santa Catharina.

- O que mais me intriga é que de fato os seus criadores nem sequer Barrigas-Verde não eram. E essa vergonha já perdura mais de cem anos. Melhor vale dizer que o Estado ainda não possui hino oficial! Teoricamente, os hinos dos estados deveriam ter a mesma função dos nacionais, comemorar a comunidade dos cidadãos, que formam uma nação (aglomerado de pessoas com cultura semelhante, idioma, linguagem e etc.).

- Não te esqueça Catharinense, que uma parte deste hino nos descreve, a única que me identifico:

"É cada homem um bravo,
“Cada bravo um cidadão.


- Não te cale diante um regime cultural opressor... Nosso estado tem sido humilhado de forma brutal e vejo poucos agindo... Levanta-te Catharina! Levanta-te!

domingo, 11 de outubro de 2009

Boleira


Por: Cecília Hammer Schlosser

Uma receita alemã simples de se fazer e faz um sucesso entre a piazada.

Ingredientes:
• ½ Kg de farinha de trigo
• 250 gr manteiga
• 20 gr fermento
• 8 ovos
• ½ litro de leite
• 1 xícara de açúcar
Se desejar poderá acrescentar
à receita bananas amassadas.

Misture os ingredientes acima, iniciando pelos ovos,
manteiga e açúcar. Depois de misturado acrescente os
demais ingredientes e asse na boleira elétrica ou
se preferir nas boleiras usadas em fogão a lenha....
a receita fica ainda melhor!

sábado, 10 de outubro de 2009

Comprando O Que É Nosso!


Por: Israel Silvy

Olá amigos!

Hoje vou falar para vocês de um hábito que tenho e cultivo a muito tempo. Trata-se do hábito de comprar, ou pelo menos buscar, sempre a compra dos produtos Catarinenses em primeiro lugar. Seja no mercadinho da esquina ou no supermercado, seja na farmácia ou numa loja de cosméticos, procuro sempre o que é catarinense para depois então comprar o que vem de fora.

Comprar nossos produtos não é só uma questão de orgulho, muito mais que isso é garantir que tenhamos marcas fortes, assim gerando emprego e renda forte para o nosso estado.

As empresas que vem de fora em geral tendem a trazer gente de fora ou contratar seus conterrâneos em detrimento aos trabalhadores locais. Prova disso tenho de uma empresa que (que não posso citar o nome) trabalha no setor Imobiliário e da qual ouvi da boca de um funcionário que dão muito mais preferência para gente de fora porque o “manézinho” é PREGUIÇOSO e não sabe ganhar dinheiro. IXTEPORES .....

Me orgulha muito a cada vez que eu saio de Santa Catarina e me deparo com nossos produtos muito bem apresentados em outros lugares, principalmente na parte alimentícia. Seara, Sadia, Perdigão, Bung e Macedo pra citar as grandes empresas alimentícias. No vestuário podemos citar Hering com seus 128 anos de história e Malwee. Em tubos e conexões temos a Tigre. Nas cerâmicas a Eliane. Na informática Poligraph, Dualline, LLog e Boreste.

Bom, para ajudar a todos a conhecerem melhor nossa marcas deixo o link abaixo onde tem várias outras entre as já citadas.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Empresas_de_Santa_Catarina


CATARIENSE COM ORGULHO.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Federalismo?


Por: AFC Custódio

Hoje, apenas em poucas palavras vou resumir o federalismo brasileiro... um resumo que irá doer no peito do verdadeiro barriga-verde:

3.455.001.828R$ destinados a SC pelo governo federal em 2008
13.447.082.190R$ Arrecadado pelo estado em 2008.

No entanto, o estado da Paraiba no mesmo ano arrecadou e enviou ao governo federal 1.202.234.144 e recebeu em investimentos 11.733.016.179 de reais!

Federalismo?!?!? ONDE?

http://www.receita.fazenda.gov.br/publico/arre/2008/PorEstado/ArrecadacaoUFJan-Dez08.xls


http://www.portaldatransparencia.gov.br/PortalTransparenciaListaCidades.asp?Exercicio=2008&SelecaoUF=0&SiglaUF=SC