
Por: Israel Silvy
Já faz anos que meu tio conta de maneira besta e depreciativa, uma vez que estava no centro da cidade e com ele estava uma multidão, só lembra que cantava “O povo unido jamais será vencido”, quando derrepente a PM disperçou a todos de maneira violenta. Daí conta ele que “O povo unido se desuniu pra correr”.
Mau sabe o “tanso” que participava de um dos acontecimentos mais significativos da história catarinense, A Novembrada.
Era 30 de Novembro de 1979, o então ditador João Figueiredo visitava Florianópolis para a inauguração de uma placa em Homenagem a Floriano Peixoto. O clima era muito hostil ao General Figueiredo embora seus aliados Jorge Bornhausen e Espiridião Amim tentassem fazer de tudo para parecer o contrário. Depois de sair do Palácio Cruz e Souza dirigiu-se até o “senadinho” e pelo caminho foi muito hostilizado, então dispôs-se a debater com a multidão. Já na praça XV de Novembro, foi recebido por uma manifestação de cerca de 4 mil estudantes. A manifestação então foi retalhada pela Policia resultando em muita confusão e com a prisão de 7 estudantes. Nos dias seguintes ouve muitas manifestações protestando essas prisões.
Um dos fatos curiosos é que umas da musicas de protesto dizia, “1 2 3 4 5 mil, queremos que o Figueiredo vá pra ...”, segundo conta alguns historiadores, esse corinho tinha sido puxado por torcedores Avaianos em alusão ao corinho contra o “Figueira”. O fato é que o coro foi cantado e que João Figueiredo não gostou nem um pouco.
Para saber mais: Compre a Revista História Catarina, edição n°9 A Novembrada.
Também pode se dar uma passada no http://pt.wikipedia.org/wiki/Novembrada, lembrando que esse site muitas vezes não tem os fatos bem colocados.
ORGULHO EM SER CATARINENSE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário