domingo, 23 de agosto de 2009

O Clima, a Terra e Santa Catharina


Por: AFC Custódio

Alem dos movimentos mais conhecidos que nosso planeta está sujeito (Translação em volta do Sol e a Rotação movimento giratório em torno do próprio eixo), a Terra também sofre efeito de vários outros movimentos, dois deles são a Nutação e a Precessão dos Equinócios.

A precessão dos Equinócios: Este movimento demora aproximadamente 25mil anos para se completar, ou seja, de 25 em 25 mil anos a Terra completa um movimento cônico em volta do seu próprio eixo de rotação (veja a figura ao lado clique para ampliar) para ilustrar, imagine o planeta com um palito enfiado no meio, entrando no pólo sul e saindo pelo pólo norte, agora imagine que a ponta deste palito que esta no pólo sul esta preso a alguma superfície, ele não se move apenas gira em torno de si (o movimento de rotação da terra), porém a ponta do pólo norte não esta presa, e alem do giro em torno de si ele efetua um giro formando no ar um imaginário circulo acima da terra, este seria o movimento de Precessão dos Equinócios. Sabendo que o clima aqui na terra é definido pelos movimentos terrestres no universo a precessão dos equinócios por ser um movimento demorado, com os recursos atuais de estudos não pode ser observado nenhuma influencia climática na Terra causada por este movimento.

A Nutação: Eu não poderia falar dele sem antes explicar a Precessão dos Equinócios, pois a nutação ocorre dentro do anteriormente falado. O movimento de Precessão que afeta o nosso planeta não é um círculo perfeito. Em vez disso, é uma linha ondulada que descreve um movimento circular, ou seja, durante o
movimento circular o planeta faz um movimento semelhante a uma vibração como ilustra a figura (clique para ampliar) onde R representa a Rotação P o movimento de precessão e N o de nutação.
Se pegarmos um ciclo completo desta vibração veremos que esta ondulação é constante, ou seja, ela ocorre no intervalo de tempo perfeito e sua movimentação é sempre semelhante à anterior, e demora sempre 18 anos e 6 meses para se completar,
veja a figura (clique para ampliar).
Analisando este período meteorologicamente, devemos dividi-lo em 2 metades de 9anos e 3 meses cada, é possível observar suas influencias no clima, pois ao contrário da Precessão a nutação é ocorre em menor tempo sendo possível cruzar as informações com dados climáticos nos últimos tempos. Se pegarmos as metades de uma nutação podemos traçar suas características predominantes durante sua ação, observa-se que um ciclo completo possui tempos de maior período chuvoso e na sua outra metade períodos de maiores secas, essas informações cruzadas com os dados meteorológicos do ultimo século foi chegado à conclusão que de fato a nutação influencia o clima aqui na Terra, veja o esquema abaixo (clique para ampliar) montado com os grandes períodos chuvosos e períodos secos e sua ocorrência no calendário os períodos críticos tendem a ser os mais secos ou chuvosos por isso seu destaque.

Podemos observar que em 84 um grande volume de chuva que aconteceu em Santa Catharina originando a Oktober fest para arrecadar verbas para a reconstrução das cidades coincide com o período chuvoso e um período de chuvas criticas citado no esquema, que a nutação oferece, lembrando as enchentes de 2008, a grande seca de 1978 no estado em março de 2004 o furacão Catarina, entre outros. Este esquema não só funciona para SC, mas de uma maneira geral, lembrando de inverter o esquema caso o comparativo seja feito com países acima da linha do equador, enquanto aqui tende a ser chuvoso acima do equador tende a ser um período de seca.

Este esquema desenvolvido por mim prova que as chuvas que caíram ano passado em nosso estado não fora um caso isolado não foi a primeira e nem será a ultima vez, contra o clima nós não podemos fazer nada, os fatos aí estão, porém podemos prevenir mortes, com controle populacional, controle urbano, cidades estão crescendo mais do que o solo pode suportar, autoridades abram os olhos, como diz o popular, prevenir é melhor que remediar.

sábado, 22 de agosto de 2009

Revista História Catarina


Por: Israel Silvy

Hoje quero deixar uma dica mais do que quente para a minha querida nação Barriga Verde. Trata-seda revista História Catarina. Em sua 13ª edição esta obra prima nos traz bimestralmente, fatos que foram marcantes em nossa história. A Conquista do Oeste, Anita e Giuseppe Garibalde, A Novembrada, já foram capa da revista entre outros tantos assuntos tão importantes. Nesse mês a revista nos traz matéria sobre a 2ª Guerra Mundial e sua influencia na vida dos Catarinenses.

Quero agradecer a todo o grupo de trabalho da revista. Sempre com artigos imparciais, nos deixando por dentro de detalhes (infelizmente) esquecidos e claro cada vez mais orgulhosos de nós.

Abaixo segue o link do site da revista:



NÃO DEIXEM DE COMPRAR.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

A novembrada


Por: Israel Silvy

Já faz anos que meu tio conta de maneira besta e depreciativa, uma vez que estava no centro da cidade e com ele estava uma multidão, só lembra que cantava “O povo unido jamais será vencido”, quando derrepente a PM disperçou a todos de maneira violenta. Daí conta ele que “O povo unido se desuniu pra correr”.

Mau sabe o “tanso” que participava de um dos acontecimentos mais significativos da história catarinense, A Novembrada.

Era 30 de Novembro de 1979, o então ditador João Figueiredo visitava Florianópolis para a inauguração de uma placa em Homenagem a Floriano Peixoto. O clima era muito hostil ao General Figueiredo embora seus aliados Jorge Bornhausen e Espiridião Amim tentassem fazer de tudo para parecer o contrário. Depois de sair do Palácio Cruz e Souza dirigiu-se até o “senadinho” e pelo caminho foi muito hostilizado, então dispôs-se a debater com a multidão. Já na praça XV de Novembro, foi recebido por uma manifestação de cerca de 4 mil estudantes. A manifestação então foi retalhada pela Policia resultando em muita confusão e com a prisão de 7 estudantes. Nos dias seguintes ouve muitas manifestações protestando essas prisões.

Um dos fatos curiosos é que umas da musicas de protesto dizia, “1 2 3 4 5 mil, queremos que o Figueiredo vá pra ...”, segundo conta alguns historiadores, esse corinho tinha sido puxado por torcedores Avaianos em alusão ao corinho contra o “Figueira”. O fato é que o coro foi cantado e que João Figueiredo não gostou nem um pouco.

Para saber mais: Compre a Revista História Catarina, edição n°9 A Novembrada.

Também pode se dar uma passada no http://pt.wikipedia.org/wiki/Novembrada, lembrando que esse site muitas vezes não tem os fatos bem colocados.

ORGULHO EM SER CATARINENSE.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Dez ilhas e um mundo Ep. 03

(Episodio 3)
Por: AFC Custódio

Assista ao último episódio do especial exibido em Santa Catarina em 01/08/2009

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

O Futsal de Santa Catarina


Por: Israel Silvy

Um dos orgulhos do nosso estado na área esportiva com toda certeza é o futsal, nele estivemos sempre muito bem representados, com equipes memoráveis como a perdigão
com 2 títulos nacionais e mais 3 Campeonatos Sul-americanos na década de 80, Sadia,
entre outras dezenas que colaboraram para a supremacia barriga-verde no esporte.
Já com a chegada da Malwee de Jaraguá não teve pra mais ninguém, são 6 taças
Brasil, 3 Ligas, 2 Super Ligas e 5 Campeonatos Sul-americanos entre os seus mais de 44 troféis. Somos o estado que mais conquistou taças Brasil até os dias atuais, com 8 no total.
E não para por ai, podemos citar a passagem de vários craques pelas quadras Catharinenses como Lenísio e o “Rei das Quadras” Falcão dentre outros gigantes.
No feminino podemos citar o Brasileiro conquistado pelo Kindermanm, mostrando que não só os homens mas a mulherada tambem não está para brincadeira.
Ninguem segura o nosso estado!

Para os leigos no esporte que queiram saber mais, segue o link da Federação Catarinense:
http://www.futsalsc.com.br

sábado, 15 de agosto de 2009

Florianópolis Homenagem ou Humilhaçao?


Por: AFC Custódio

Em 1891, quando o marechal Deodoro da Fonseca, por influência da Revolta da Armada,
renunciou à presidência da recém-instituída república, o vice-presidente Floriano Peixoto assumiu o poder, mas não convocou eleições após isso, contrariando o prescrito na Constituição promulgada neste mesmo ano, fato que gerou duas revoltas: a 2ª Revolta da Armada (originária da Marinha, no Rio) e a Revolução Federalista (patrocinada por fazendeiros gaúchos). As duas insurreições chegaram ao Desterro com o apoio dos catarinenses, entre os quais esteve Elesbão Pinto da Luz. Entretanto, Floriano Peixoto conteve-as ao aprisionar seus líderes e, com isso, restaram no domínio da cidade tão-somente simpatizantes do presidente, que, em sua homenagem, deram à capital a denominação de Florianópolis, ou seja, "cidade de Floriano".Centenas de catarinenses foram enforcados e fuzilados sumariamente na Ilha de Anhatomirim, durante a revolução federalista, entre 1893 e 1894, mostrando assim um governo totalmente genocida e anti-democratico.
No dia 1º de outubro de 1894, Nossa Senhora do Desterro passou a se chamar Florianópolis, 100 anos mais tarde, em 1994, fizeram o "julgamento" na UFSC, se o nome atual era homenagem ou humilhação. Teve todo um julgamento montado, advogado de defesa, acusação, etc.
Um júri sorteado, se me lembro bem contava com Amin, Rodrigo de Haro,
Peninha (do Museu Universitário), uma professora e um estudante. A votação foi UNÂNIME de que "Florianópolis" era uma humilhação.
Mas depois disso... nada aconteceu... a poeira baixou... mas a "homenagem" continua ai... o povo continua calado e aceitando um nome que fora tao ofencivo aos nossos avós e bisavós!
Não me impressiona saber que em um país como o Brasil grandes monstros como este serem titulados como heróis, temos ainda o grande heroi nacional Duque de Caxias, que dizimou a população do paraguay em guerra dando ordens de fuzilamento a crianças paraguaias, nao sobrando nem 90% da populaçao masculina viva pós guerra, falar de Hitler que perdeu a guerra é facil... falar dos "Hitleres" como Duque De Caxias e Floriano Peixoto que venceram as suas ninguem quer falar...

"A ignorância ou esquecimento da injúria não livra ninguém da condição de injuriado"

Dez ilhas e um mundo Ep. 02

(Episodio 2)
Por: AFC Custódio

Assista ao segundo episódio do especial exibido em Santa Catarina em 25/07/2009.

sábado, 8 de agosto de 2009

SCHÜTZENVEREINE - Festas de Rei Ep.2

(Episodio 2)
Por: AFC Custódio

Assista ao segundo episódio do especial exibido em Santa Catarina em 11/07/2009

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

SCHÜTZENVEREINE - Festas de Rei Ep.1


(EPISODIO 01)
Por: AFC Custódio

Produzido pela Jeclac Studio é a segundo documentário da produtora a veicular este ano no SC em Cena.
Apoiado pelo Fundo Municipal de Cultura de Blumenau SCHÜTZENVEREINE - FESTAS DE REI é um documentário sobre os clubes de caça e tiro e as Festas de Rei.
Nos dosi episódios do documentário será abordada a cultura dos colonizadores alemães que está viva e imponente na memória e nos hábitos dos habitantes do Vale do Itajaí.
A tradição das Sociedades de Atiradores, ainda pulsa forte no Vale do Itajaí.
A primeira Sociedade de Atiradores da região, a Schützengessellschaft Blumenau, surgiu logo no início da colonização, nove anos após a chegada dos primeiros colonizadores. Foi em 2 de dezembro de 1859, nas comemorações do aniversário do imperador Dom Pedro II. A sociedade foi célula multiplicadora das atividades esportivas, recreativas e culturais, que tornaram a vida social da colônia intensa, tendo reflexo até nos dias de hoje, como parte importante da história da comunidade.
Muitos clubes ainda mantêm viva esta tradição dos imigrantes, através das atividades culturais e esportivas nos clubes e nas Festas de Rei e Rainha.

Assista ao primeiro episódio do especial exibido em Santa Catarina em 04/07/2009.

Dez ilhas e um mundo Ep. 01

(Episodio 01)
Por: AFC Custódio

A série de documentários “Dez Ilhas e um mundo” conta a história do povoamento do Estado de Santa Catarina em meados do século XVIII por um pequeno grupo de famílias vindo do arquipélago dos Açores, em Portugal, formado por nove ilhas.
Rodado entre março e junho de 2009, o projeto teve como locações quatro Ilhas do Arquipélago dos Açores e todo o litoral Catarinense.
Em três episódios, contaremos a historia desta épica viagem, as tradições e costumes desse povo e conheceremos de perto um pouco das ilhas que são o berço de uma parte da cultura de nosso Estado.
Abaixo, você confere o primeiro teaser promocional do projeto que começa a ir ao ar no dia 18 de julho na RBS TV, no SC em Cena, antes do Jornal do Almoço.


Assista ao primeiro episódio do especial exibido em Santa Catarina pela rede de televisão RBS em 18/07/2009.


terça-feira, 4 de agosto de 2009

Festival de Dança de Joinville


Por: AFC Custódio

O Festival de Dança de Joinville foi criado em 1983 e ocorre
anualmente nos meses de Junho ou Julho em Joinville, Santa Catarina.
Atualmente, é considerado, pelo Livro Guinness dos Recordes, como o maior evento
do gênero do mundo em número de participantes - cerca de 4.500 bailarinos.
Cada edição do festival dura pelo menos 10 dias. Junto com o festival,
vários outros eventos acontecem como a Mostra de Dança Contemporânea (não competitiva),
o Festival Meia Ponta (para crianças) e a Feira da Sapatilha.

Neste ano onde o Festival de dança de Joinville completa os seus 27anos,
o evento quase foi cancelado por causa da Gripe H1N1,
e não é por menos, a cidade recebe milhares de turistas e bailarinos de diversas cidades
do Brasil e muitos grupos vindos de fora do país, como Argentina, Uruguai…,
e com eles vem a possibilidade de estarem contaminados com o vírus e a possibilidade
de passar para outras pessoas, já que os ambientes que essas pessoas se expõem são
fechados e com pouca ventilação, proporcionando um ótimo local para propagação do vírus.

Pois bem, não seria um vírus na qual iria quebrar uma tradição Barriga-verde
o 27º Festival de Dança de Joinville continua fazendo justiça a sua fama de maior e
mais completo festival de dança, com oficinas, cursos, seminários, encontros
entre outros na qual deixa fascinado todos aqueles que o assistem. Estamos
todos torcendo para que este grande evento continue crescendo, mostrando
ao mundo o que nosso estado pode fazer através da expressão artística da dança!
Parabéns aos Organizadores, competidores e todos os diretamente ou indiretamente
envolvidos nessa corrente!

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

As bandas Catarinenses


Por: Israel Silvy

Não é de hoje nossa mania de escutar nas rádios musicas estrangeiras ou nacionais, deixando de lado as bandas Barrigas verdes. Infelizmente a mídia busca o que da ibope. Mais e nós? Buscamos o que? A “qualidade” muita vezes claramente baixa? Ou quem sabe a “modinha”, para estarmos iguais a todo mundo? Talvez a desculpa seja a suposta falta de boas bandas no estilo que a pessoa deseje?
Bom o fato é que nenhuma dessas desculpas podem ser justificadas de maneira decente. O fato é que temos muitas bandas boas por aqui SIM, mais infelizmente estão sob a nuvem que esconde a qualidade em favor do modismo e do fator comercial.
Não fosse isso como alguém poderia imaginar esses sertanejos, pagodeiros e essas bandas de rock emo fazendo sucesso a base do corte de cabelo, bumbum arrebitado e com músicas extremamente discutíveis desde a letra até a qualidade vocal?
Por aqui virei fã incondicional do trabalho da banda DAZARANHA. O som com qualidade e bem ao estilo Mané da Ilha. Também posso citar bandas que talvez muitos aqui achem fracas, mais com toda certeza um ouvido mais “clínico “ saberá classifica-los no mínimo de igual nivelamento com a maioria das bandas nacionais (e uma quantidade enorme de internacionais) como, John Bala Jones, Tribo da lua e Nóis na Aldeia.
Pra quem gosta de Rock, mando ai uma dica muito quente, trata-se da banda AEROCIRCO. Tem vários vídeos deles no Youtube, qualquer pesquisa rápida você já pesca um.
Algumas dicas ai pra galera:
Aerocirco – Ser quem eu sou.
http://www.youtube.com/watch?v=sfaYlI7P17c&feature=related
Dazaranha – O Mané.
http://www.youtube.com/watch?v=tDzazXgW4Ec
VALORIZEM O QUE É NOSSO MINHA GENTE BARRIGA VERDE!