quinta-feira, 21 de maio de 2009

Torcida Barriga Verde


Por: AFC Custódio

- Como bom catharinense que sou, busco sempre valorizar tudo aquilo produzido em minha terra, não procurando fora do estado coisas que o meu oferece, infelizmente nem todos pensam como eu, no futebol por exemplo eu torço a favor de todos os times de santa Catharina porem tenho meu favorito, é claro, mas me sinto envergonhado ao testemunhar conterrâneos torcendo, comprando produtos, priorizando gre-nal e times do eixo, enfraquecendo assim o futebol local, fortalecendo os rivais. Oras, comprando produtos e dando audiência mesmo que seja na TV a esses clubes (times recebem um valor proporcional a audiencia dos jogos transmitidos), o dinheiro não terá retorno algum em Santa Catharina pelo contrario só nos prejudica tirando capital daqui e investindo onde menos precisa de investimento, em um esporte onde as grandes massas fazem a diferença a nossa se volta contra nós mesmos, alguns dizem “ah torcer pra time da capital” com tom de desdenho, pois bem, o futebol de SC nao se resume em capital temos grandes times fora de florianópolis, e mesmo assim torce pra time de uma capital de qualquer forma, porem capital do RS, PR, SP, RJ, MG e por ai vai, outros argumentam que o futebol local é fraco, sim, de fato não possui o poder econômico dos outros mas o que este individuo fez para ajudar? Fraco graças ao cidadão que não nos da valor, aquele que ainda acha bonito usar camisas de times de fora nas ruas, assumindo sua falta de identidade com a própria terra, que prefere torcer para aquele de fora, então, ensina os filhos a continuar valorizando times "haoles", os mesmos que se formam e um dia viram grandes empresários, e quem eles irão patrocinar? Temos grandes empresas no estado, porem as mesmas pouquíssimas vezes alguma coisa fazem por aqui... recentemente a Perdigão (BR FOOD) assinou um contrato de 18 milhões com o Corinthians-SP, vergonhoso... temos malharias infinitas em nosso território, bato palmas a Hering que estava com um trabalho junto ao Metropolitano de Blumenau, a marca comparada as grandes do mercado não tem muita visibilidade, porem muitos times de SC trabalham com material esportivo de grandes marcas sem ganhar nenhum retorno, só ganham o uniforme em troca de usar o logo da empresa em seu manto, enquanto somos explorados por empresas de fora, as nossas pagam os times de La... Muitos conterraneos meus crescem vendo o jogos sentado no sofá gritando para uma televisão reclamando do Galvão Bueno... ta cansado do Galvão? Vá ao estádio, pois La ele não narra a partida. Quem faz a diferença somos nós! Mude para melhor.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Santa Catharina no Orkut

Por: Mateus

De uns tempos pra cá o Orkut vem se modernizando. Quer se repaginar, se por assim dizer. Criando aplicativos um tanto quanto exóticos, como o bodypokke, um suposto "The Sims", uma simulação mal feita do cotidiano. Mas um deles me chamou a atenção nos últimos dias. Um aplicativo chamado sou catarinense. Ele mede a "população no orkut", e tem em todos os estados.
Ao adicionar, você se torna mais um membro do seu estado(no caso, SC). E para minha surpresa estamos em terceiro lugar, nafrente de estados populosos como Bahia e Rio de Janeiro. Vale a pena conferir.
Mostre que tu es mais um apaixonado por este estado:
http://www.orkut.com.br/Main#Application.aspx?appId=156483670158

Santa Catharina & Meio Ambiente


Por: AFC Custódio

- Todos nós estamos acompanhando a polêmica criada a respeito do novo código ambiental de Santa Catharina, e com tudo isso, independente do novo código ser ou não "correto" de acordo com a opinião pública, vemos a intervenção do governo federal no caso, afinal, onde está o federalismo? Onde temos direito de escolhermos o melhor para nós e não acatar aquilo que Brasília escolhe por nós, temos voz, temos opinião e direito de escolha, o federalismo na teoria nos permite ter essa autonomia, quem sabe o melhor para nós? Brasília ou nós mesmos?
O que os políticos não entendem é que leis não são nada sem um agente fiscalizador eficiente, leis ambientais no Brasil são piada, em um estado como o nosso não funcionaria leis para proteção do verde se nao existe um controle migratório, nosso estado recebe diariamente mais pessoas do que podemos suportar, acarretando no crescimento desordenado das cidades, invasões, sem o menor estudo do solo o imigrante constroi sua casa em qualquer lugar derrubando qualquer verde, e depois? Veja as enchentes no final do ano passado (2008) no Vale do Itajaí, o solo sem as árvores para firma-los ficou solto, e a água levou tudo abaixo, o problema não está somente naquilo que a televisão fala, o falso federalismo consome nosso povo oprimindo nosso direito de decisão. Perguntem ao Lula o que é uma FEDERAÇÃO!

Pedro Raymundo


Por: AFC Custódio

-Nascido no dia 29/06/1906, no munincipio de Imaruí-SC, Pedro Raymundo fora talvez o maior de todos os gaiteiros que a música nativista ja conheceu, lançou vários discos de sucessos nas rádios de todo o país, Pedro fora o primeiro musico a se caracterizar com trajes típicos gaúchos, o mesmo influenciou o pernambucano Luiz Gonzaga a adotar o chapéu de couro e o gibão. Conquistou a admiração de milhares de brasileiros dentre eles, ilustres como Getúlio Vargas, João Goulart e Leonel Brizola, gravou 2 filmes, Uma Luz na Estrada (1949) e Nobreza Gaúcha (1958). Mais tarde, esse ilustre Barriga Verde foi esquecido pela midia nacional, falecendo em 09/07/1973, e hoje caindo no esquecimento, deste grande músico só resta a lembrança naqueles que viveram Pedro Raymundo, como este herói da gaita viveu para nós.
De presente divulgo este especial para a TV Carris.Raridade: Pedro Raymundo no filme Nobreza Gaúcha, de 1958. Não há cópias comerciais deste filme e esse é o primeiro trecho disponível na internet. Ex-condutor de bondes da Companhia Carris Porto-Alegrense, o gaiteiro Pedro Raymundo foi o primeiro artista a fazer sucesso nacional vestido como um gaúcho típico. Seu maior sucesso é o xote "Adeus, Mariana", de 1943. Um dos astros da Rádio Nacional, inspirou Luiz Gonzaga a apresentar-se caracterizado como nordestino. Nesta cena, Pedro Raymundo interpreta a Canção do Tropeiro. Em 2006, celebrou-se o centenário de seu nascimento. Para homenageá-lo, a Companhia Carris (www.carris.com.br) realizou uma exposição no Mercado Público de Porto Alegre, por onde circulam diariamente 100 mil pessoas.
senha: nativista
Mais conteúdos: www.pedroraymundo.com.br

quinta-feira, 14 de maio de 2009

O Barriga-Verde




Por: Equipe O Barriga-Verde


-Barriga-Verde ou Catharinense, é o nome que usa-se para identificar os nascidos na região onde se encontra o estado de Santa Catharina, uma das unidades federativas do Brasil, seu territorio é de aproximadamente 95,4 mil km² e população de 5.866.487 (estimativa de 2005 pelo IBGE), localiza-se na região sul do país e sua capital denominada Florianópolis (Desterro).

O termo Barriga Verde é de origem desconhecida, pois pela falta de documentações historicas várias teorias, historias, e boatos. Dentre eles citarei alguns.
"Os soldados catarinenses que usavam essa faixa destacaram-se na guerra contra o ditador Artigas do Uruguai, por sua valentia e pela destreza no domínio das armas. Formaram um lendário agrupamento e a expressáo passou a identificar o gentilico nascido no Estado de Santa Catarina."
"Durante a campanha do Paraguai o Batalhão de Voluntários da Pátria organizado na Província da atual Santa Catarina recebeu a missão de resgatar a bandeira imperial de posse dos paraguaios. De todos que lutaram somente um soldado retornou gravemente ferido ao acampamento brasileiro.Veio a falecer pouco depois. Quando tiraram suas roupas para enterrá-lo observaram a bandeira envolta na sua barriga, por debaixo da farda. Missão cumprida! Daí a alcunha barriga verde. "
Outros tantos que levariam dias para escrever, que citam o contingente catarinense na guerra dos farrapos, a resistencia contra Floriano Peixoto, mas enfim, independente da origem ou do significado do termo, ele é assumido com orgulho pelos catarinenses. O Palácio Barriga Verde é sede do assembléia legislativa de Santa Catarina, casa parlamentar de 40 deputados. Várias casas comerciais, escolas, equipes esportivas, grupos de comunicação, associações não governamentais, entidades filantrópicas e inúmeras outras citações mantêm vivo o termo Barriga Verde.
A finalidade deste Blog é tratar de assuntos de interesse de nosso povo, política, esportes, cultura dentre outros assuntos diversos que fazem parte do dia a dia de um legitimo Barriga Verde.